Search

06/05/2016

Aprendizagem e erros: um dueto necessário...


Os educadores deveriam ensinar os alunos a falhar para ensinar como lidar com desafios e dificuldades. Alunos precisam passar por experiências de falha na escola, para que aprendam a se reerguer em situações mais delicadas na vida. Não é só ter a experiência de falhar, mas de poder fazê-lo em um ambiente seguro, para que a experiência possa ensinar algo. Ser sempre popular, só tirar notas boas e nunca sofrer na escola não ajuda ninguém a crescer de verdade. Sem ter de lidar com derrotas, eles não desenvolvem a habilidade para enfrentar dificuldades, nada significante para combater. Em 2014, um estudo americano concluiu que determinação e força de vontade, em momentos de dificuldade, ajudam a encarar desafios. Outro experimento de Singapura, dividiu 75 adolescentes: o primeiro grupo teve aulas normais, com a fala de um professor e terminava com exercícios; já o segundo precisou resolver, em grupos pequenos e sem muita ajuda do professor, problemas bem mais complexos. O segundo grupo, depois de muitos erros, recebia orientação de um professor e, surpresa, tiveram resultados muito melhores do que a outra turma. O estudo concluiu que, ao falhar, os alunos ativam uma parte do cérebro que possibilita um aprendizado mais profundo. É que eles precisam organizar e analisar mentalmente três coisas: o que já sabem, as limitações daquele conhecimento e, principalmente, o que não sabem. Ou seja: errar, além de ser humano, é muito mais eficaz no processo de aprendizagem.
Na vida é o mesmo, não?

No comments:

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...